O que são mind maps?

Mind maps são mapas mentais. São guias visuais que nos ajudam a encontrar os melhores caminhos para novas ideias, solução de problemas e respostas, além de proporcionar uma memorização mais eficiente.

Dr. Allan Collins e o psicólogo Tony Buzan descobriram na década de 60 a relação entre aprendizagem, criatividade e o pensamento visual. O cérebro funciona de forma mais eficiente quando estimulado visualmente!

Há algumas décadas, a informação não era tão disponível e acessível. Agora, a grande questão da humanidade não é como obter mais informação, e sim como filtrar e organizar a informação que temos acesso e recebemos como uma enxurrada.

Neste contexto, surgem novas ferramentas de comunicação visual para ajudar a sintetizar as centenas de informações e facilitar nossa vida! Os mind maps são mapas que se apresentam como nosso cérebro, por isso são mais eficazes que a tradicional "lista" que costumamos colocar no papel. 


O cérebro funciona de forma fluida e orgânica, através de conexões com os neurônios chamadas sinapses. Essas conexões partem do núcleo e se estendem ao caule como uma árvore.

Os processos de aprendizagem e criatividade também acontecem de forma fluida. A maneira tradicional que aprendemos a ler e escrever não favorece esses processos.

BENEFÍCIO DE USAR MAPAS MENTAIS:
  • Imitam o funcionamento cerebral, 100% compatíveis com nosso HD
  • Otimiza o tempo de desenvolvimento de projeto, pois o gráfico elege palavras chave
  • Simplifica a informação: mais acessível e memorizável
  • Estimula a criatividade
  • Melhora nossa memória visual

Para construir, escreva uma palavra chave no meio no papel. Da palavra principal, irradie palavras que fazem referência ao tema. Use símbolos, palavras e cores para diferenciar elementos. Use o mínimo de texto possível. Abaixo alguns exemplos:


Experimente! Teste mapas mentais no lugar do brainstorming tradicional com texto e veja se  ajuda no fluxo de ideias! 

© Copyright coachcarolbiz