Quais são os benefícios da meditação?

É no presente que se constrói o futuro! Ficar vagando pelo passado ou pelo futuro só tiram a nossa energia, que poderia ser empregada na construção da nossa nova vida. Mindfulness é um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente. 

Estar presente envolve a capacidade de responder ao invés de reagir. E as diversas técnicas de meditação são pequenos treinos para a mente, que hoje está mais dispersa do que nunca! 

Como qualquer músculo do corpo, seu cérebro precisa ser treinado. A ideia é mudar padrões de comportamento reativo, vendo as coisas como elas realmente são, sem interferências ou julgamentos, para melhores tomadas de decisão! 

Se antes ser "multitarefa" era considerado um diferencial, hoje sabemos (com estudos comprovados pela neurociência) que nossa capacidade de atenção é limitada! Nosso foco não se multiplica, ele apenas se dissipa quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo. Na verdade trocamos muito rapidamente de foco, e cada vez mais perdemos nossa capacidade de mantê-lo em alguma coisa por vários minutos - mesmo quando queremos. 

A boa notícia é que nosso cérebro está sempre pronto para adotar novos hábitos ou eliminar hábitos antigos. Neuroplasticidade cerebral é a característica que torna nosso cérebro flexível e mutável.

Quais são os benefícios da meditação comprovados cientificamente?
  1. Nosso córtex encolhe à medida que envelhecemos – é mais difícil de entender as coisas e lembrar coisas. Meditadores com 50 anos apresentaram a mesma quantidade de matéria cinzenta de jovens de 25 anos;

  2. Meditadores têm mais matéria cinzenta no córtex frontal, que está associada com memória de trabalho e tomada de decisões;

  3. O hipocampo esquerdo é aumentado, que auxilia na aprendizagem, cognição, memória e regulação emocional;

  4. A junção temporo parietal, ou TPJ, que está associado com a tomada de perspectiva, empatia e compaixão, é aumentado;

  5. A amígdala, a parte de lutar ou fugir do cérebro que é responsável pela a ansiedade, medo e estresse, diminuiu. 

Se você não quer mais perder tempo com pensamentos que não te levam a lugar nenhum, fique de olho nestas dicas!

Existem várias formas de meditar, a maioria voltando a atenção para a respiração. Você pode tentar sozinho, a qualquer momento, sentado, deitado, dirigindo, basta estar atento à sua respiração, sem apego ou aversão aos seus pensamentos. Deixe os pensamentos fluírem naturalmente, sem se apegar. Quando perceber que se perdeu em alguma história, apenas volte a prestar atenção na respiração. Pronto, você já está meditando! 

Tente fazer a respiração completa, ou seja, enchendo o abdome, a caixa toraxica, o peito, e comece esvaziando o peito até chegar no abdome. Dê uma atenção especial na hora de soltar o ar, porque para inspirar o corpo não precisa fazer esforço nenhum. Mas na correria do dia a dia, é comum não expirar corretamente. Libere lentamente o excesso de CO2, que é responsável por deixar nosso ph ácido, que causa dores musculares e acelera a degeneração celular. 

Existem várias meditações guiadas, como Yoga Nidra (que te convida a scannear todo o corpo, relaxando cada parte com a respiração). Mas o simples fato de você inspirar contando até 4, prender o ar contando até 4, soltar o ar contando até oito, já é muito poderoso!! 

Em tudo que você estiver fazendo, faça por inteiro! Atenção plena! Esteja presente! Está tomando banho, ao invés de ficar vagando no que deveria ter feito ou no que ainda precisa fazer, preste atenção nas sensações. Na pele sendo tocada, no cheiro do sabonete, no som da água caindo.... Treine seu cérebro para estar atento e 100% presente em tudo que faz. Assim, você estará dando seu 100% - ou seja - terá dado seu melhor! As chances de sucesso são maiores e, sem dúvidas, você terá menos do que se arrepender no futuro. 

Dê esse passo rumo a uma vida mais feliz. No agora, quão satisfeito você está com a sua entrega? 

© Copyright coachcarolbiz